quinta-feira, novembro 26, 2009

Alberto Caeiro



Maria Bethania declama o “Poema do Menino Jesus” de Alberto Caeiro (1889 – 1915)







segunda-feira, novembro 23, 2009

José Fanha



Tal como anunciei, esta semana temos mais poesia. E de grande qualidade.


Hoje é a vez de um poeta e de um contador de histórias fantástico.



José Fanha diz (ao vivo no programa “Com peso e medida” de Nicolau Breyner) o poema de sua autoria “Somos Livres"




quarta-feira, novembro 18, 2009

João Villaret

Hoje Villaret recita um poema de que é o autor

“Recado a Lisboa”

segunda-feira, novembro 16, 2009

José Régio


Esta semana e na próxima fazemos uma pausa na música e vamos ouvir apenas poesia. O belo também passa, e de que maneira, pelos poetas, pelos seus versos e por quem os divulga.


E embora seja muito vasta a oferta não é nada fácil apresentar num blogue deste tipo (com vídeos que estão no You Tube) poetas e poemas. Porque há pouco material publicado.


Ainda assim, vamos ter aqui quatro belíssimos poemas.


Esta semana vamos ouvir a voz de João Villaret (1913 – 1961), talvez o actor e declamador que mais influenciou o meu gosto pela poesia.




João Villaret diz “Cântico Negro” de José Régio







quinta-feira, novembro 12, 2009

My Fair Lady


Rodado em 1964, “My Fair Lady” (traduzido em português por “Minha Linda Senhora”), é uma comédia musical dirigida por George Cukor baseado na peça “Pigmalião” de George Bernard Shaw.


Magistralmente interpretado por Audrey Hepburn e Rex Harrison ganhou 8 Óscares em 1965, entre os quais o de melhor filme, melhor director e melhor actor (Rex Harrison) e teve, ainda, 4 nomeações



Do filme “My Fair Lady”, “The Rain In Spain




segunda-feira, novembro 09, 2009

Música no coração



Obviamente os musicais não poderiam ser esquecidos. Esta semana vamos recordar dois filmes que foram vistos por várias gerações e entraram na galeria dos clássicos do cinema.


Primeiro, “The Sound of Music” - Música no coração na tradução portuguesa – é um filme americano de 1965, dirigido por Robert Wise com Julie Andrews no papel principal.


Rodado em Salzburgo, na Áustria, e na região da Baviera, na Alemanha, a película ganhou o Óscar de melhor filme em 1966 e é considerado um dos filmes musicais mais populares de sempre.



Do filme “Música no coração”, “Do Re Mi”







quinta-feira, novembro 05, 2009

Duo Ouro Negro



Hoje, recordamos o “Duo Ouro Negro”. Foi um grupo musical criado em 1956 por Raul Indipwo e Milo MacMahon em Angola, à data uma província ultramarina de Portugal. O grupo terminou em 1985 com a morte de Milo.



Duo Ouro Negro em Kurikutela



Este foi um grande êxito do Duo Ouro Negro. “Kurikutela”, cujo o nome significa comboio e celebra o veículo de ferro onde “toda a gente leva pressa/de chegar à sua terra/estão os parentes à espera”








segunda-feira, novembro 02, 2009

Trovante


Esta semana é a vez de ouvirmos dois grupos portugueses que tiveram grande êxito.


Começamos pelos Trovante. Foi uma banda portuguesa formada em 1976 e que terminou em 1991. Para além da música tradicional portuguesa o seu reportório incluiu a chamada música de intervenção, com uma forte componente política.


De resto, essa vertente política está na génese do seu próprio nome que é uma junção de duas palavras: Trovar e Avante, uma clara referência de orientação política.



Trovante em Balada das Sete Saias