quinta-feira, janeiro 28, 2010

Vinicius de Moraes


Dele bem se pode dizer que era um homem dos sete instrumentos. Vinicius de Moraes (1913 – 1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro. Boémio inveterado, assumido fumador e bebedor de uísque tinha a fama (e o proveito) de ser um grande conquistador. Casou-se nove vezes.


Deixou obra vasta na literatura, teatro, cinema e música


Recorda-se hoje o tema “A Felicidade”, gravado em Outubro de 1978 em Milão, num espectáculo em que Vinicius é acompanhado por Tom Jobim e Toquinho (no violão) e Miúcha (voz) que, para os que não sabem, é irmã de Chico Buarque





segunda-feira, janeiro 25, 2010

João Gilberto


João Gilberto Prado Pereira de Oliveira (10.06.1931) é uma das maiores referências da música popular brasileira. É considerado como o pai da Bossa Nova.


Vamos, então, ouvir João Gilberto num dos maiores sucessos de sempre – Garota de Ipanema (Vinicius – Tom) – acompanhado de Tom Jobim.




quinta-feira, janeiro 21, 2010

Tom Jobim e Elis Regina

Se Elis Regina foi a talentosa e enérgica (e doce) cantora que tanto encantou músicos e público, Tom Jobim (António Carlos Brasileiro de Almeida Jobim) – 1927-1994 – foi um grande compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e talentoso tocador de violão e um nome incontornável da música brasileira. Vamos ter a oportunidade de recordá-lo também na próxima semana.


Hoje, Elis Regina e Tom Jobim, em 1974, em “Águas de Março”, um inesquecível dueto



segunda-feira, janeiro 18, 2010

Elis Regina


Nesta semana e na próxima, voltamos à música brasileira, de que eu gosto tanto e que me tem acompanhado tão de perto ao longo da vida.


Depois de já aqui termos apresentado artistas brasileiros como Maria Bethânia, Caetano Veloso e Chico Buarque vamos recordar outras grandes personalidades da música brasileira.


Esta semana teremos


- Elis Regina e


- Elis com Tom Jobim


Na próxima


- João Gilberto e Tom Jobim e


- Tom, Vinícius, Toquinho e Miúcha



Neste primeiro vídeo lembro a saudosa Elis Regina (1945 – 1982). A “Pimentinha”, como lhe chamava Vinícius de Moraes, foi uma excepcional cantora brasileira, uma das maiores de todos os tempos da chamada MPB (Música Popular Brasileira).


Elis Regina, em 1973, canta "Upa Neguinho"








quinta-feira, janeiro 14, 2010

Wagner


Wilhelm Richard Wagner (1813 – 1883) foi um compositor, maestro, teórico musical, ensaísta e poeta alemão, considerado um dos expoentes do romantismo e dos mais influentes compositores de música erudita de sempre.

Vamos ouvir a famosa “Dança das Valquírias”, interpretada pela Orquestra Filarmónica de Berlim, dirigida pelo maestro Daniel Barenboim.




segunda-feira, janeiro 11, 2010

Beethoven


Como prometi, vamos continuar esta semana com grandes orquestras, grandes músicas e GRANDES MÚSICOS.



Ludwig van Beethoven (1770 – 1827) foi um compositor alemão. É considerado um dos pilares da música ocidental e um dos compositores mais respeitados e influentes de todos os tempos.


Deliciemo-nos a escutar uma parte da Sinfonia nº. 5. A orquestra - Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks - é dirigida pelo grande maestro Leonard Bersntein, aqui num concerto a favor da Amnistia Internacional, em 1976.






quinta-feira, janeiro 07, 2010

Ravel



Joseph-Maurice Ravel (1875 – 1937) foi um compositor e pianista francês. É mundialmente conhecido pelo seu “Bolero”, ainda hoje a obra musical francesa mais tocada no mundo. A composição foi encomendada pela bailarina Ida Rubistein e estreou na Opera de Paris em 1928.

Esta interpretação do Bolero é dirigida pelo violinista e maestro André Rieu



segunda-feira, janeiro 04, 2010

Manuel de Falla



Novo ano, novos vídeos, novas músicas, e não só, de artistas que foram moldando e formando a minha sensibilidade e cultura.


No início deste ano de 2010, e durante duas semanas, trago-vos grandes orquestras e grandes músicas de GRANDES MÚSICOS.


Ouviremos:


De Manuel Falla, “A Dança do Fogo”


De Ravel, o“Bolero”


De Beethoven, a “Sinfonia nº. 5” (parte)


De Wagner, a “Dança das Valquírias”



Comecemos, então, com Manuel de Falla.


Manuel de Falla Y Matheu (1876 – 1946) foi um dos mais importantes compositores clássicos de Espanha. As suas obras têm sido executadas por orquestras sinfónicas em todo o mundo.

Hoje vamos ouvir "A Dança do Fogo" que faz parte de "El Amor Brujo, composta em 1925, tocada aqui pela Orquestra Sinfónica de Chicago, dirigida pelo maestro Daniel Barenboim.