quarta-feira, março 31, 2010

Mário Viegas – I I


Hoje, explorando o seu lado cómico e irónico de que eu gosto tanto, Mário Viegas diz Mário Henrique Leiria: “Carreirimo”



segunda-feira, março 29, 2010

Mário Viegas


Aproveitando o facto de no último sábado (27 de Março) se ter celebrado o Dia Mundial do Teatro e de no próximo dia 1 de Abril (5ª. Feira) se passarem catorze anos da morte de Mário Viegas, vamos esta semana recordá-lo, prestando-lhe a devida homenagem e ao teatro a quem tanto deu.


António Mário Lopes Pereira Viegas (1948 – 1996) foi um actor de rádio, televisão, cinema e teatro, reconhecido unanimemente como um dos melhores da sua geração. Foi também um grande divulgador de poesia.


Hoje, Mário Viegas diz um poema de Eugénio de Andrade: “Ao Miguel”




quinta-feira, março 25, 2010

Jacques Brel


O Belga Jacques Romain Georges Brel (1929 – 1978) foi sobretudo um compositor, autor de canções e cantor. Uma das mais célebres canções que compôs e cantou foi “Ne me quitte pas” que ainda hoje é trauteada por muitos .


Um apurado sentido de observação, de ironia e de humor, associado à sua capacidade poética, permitiram-lhe criar temas que abordam, das mais diferentes maneiras, várias das realidades do dia-a-dia de então.


Jacques Brel em « Une valse a mille temps »





segunda-feira, março 22, 2010

juliette gréco


Da língua inglesa para a francesa. Esta semana vamos lembrar dois dos expoentes máximos da minha geração, Juliette Gréco e Jacques Brel




Marie-Juliette Gréco, conhecida por Juliette Gréco (1927) é uma famosa cantora e actriz francesa. Diva da canção francesa, é considerada como a musa do existencialismo.


Juliette Gréco em «L'accordéon »





quinta-feira, março 18, 2010

The Animals



The Animals foi uma banda rock britânica dos anos 60 do século passado.



O seu maior êxito internacional foi “House of the Rising Sun”, em 1964





segunda-feira, março 15, 2010

Sandie Shaw



Esta semana vamos recordar artistas britânicos dos anos 60 que tiveram algum sucesso em Portugal.



Comecemos por Sandie Shaw, pseudónimo da cantora Sandra Goodrich (1947), que se tornou famosa por ter vencido o Festival Eurovisão da Canção, em Viena, em 1967, com a cançãoPuppet on a string”. Mas, para além da música ser alegre, o que verdadeiramente chamou a atenção foi o facto da artista ter cantado descalça. Uma originalidade para a época.




Sandie Shaw em “Puppet On A String”






quinta-feira, março 11, 2010

Tango

Mudando de estilo, a dança de hoje é o tango. Cheia de passes e de mistérios que nos encantam, dizem-nos que a sua origem é sul-americana, provavelmente de Buenos Aires e Montevideo.
Vejamos então,



segunda-feira, março 08, 2010

Ballet


É a vez da dança. Não podia ficar de fora, naturalmente. A questão está em saber qual o tipo de dança a escolher, tão diversa ela se apresenta.

Lembro que os vídeos que passo neste blogue têm a ver com todas as expressões artísticas que me foram influenciando ao longo dos tempos. Daí a dificuldade da escolha.


Por isso, esta semana decidi-me por dois tipos de dança completamente diferentes.


Começamos com a clássica, o ballet, e com dois “monstros sagrados” da dança, mundialmente conhecidos:


Margot Fonteyn, inglesa (1919 – 1991) e Rudolf Nureyev, soviético (1938 – 1993) que vamos aqui recordar dançando um trecho de Giselle





quinta-feira, março 04, 2010

Ella Fitzgerald


Ella Jane Fitzgerald (1917 – 1996) foi, a par de Billie Holiday (que recordaremos quando voltarmos ao jazz), uma das mais famosas cantoras de jazz americanas.


Hoje, Ella Fitzgerald em “Mack The Knife”






segunda-feira, março 01, 2010

Louis Armstrong


Claro que o jazz não poderia ficar de fora desta evocação. Tantos e tantos foram os músicos e a música que influenciaram a minha formação artística ao longo da vida.


Esta semana vamos recordar Louis Armstrong e Ella Fitzgerald




Comecemos por Louis Armstrong, ou melhor, Louis Daniel Armstrong (1901 – 1971), um trompetista e cantor americano famoso, considerado por muitos como “o senhor jazz”.


Ouçamo-lo em “When The Saints Go Marching In”, num concerto em Estugarda em 1959.