segunda-feira, junho 28, 2010

Ney Matogrosso


Esta semana continuaremos em português … do Brasil. Teremos dois grandes artistas brasileiros: Ney Matogrosso e Roberto Carlos.




Ney de Sousa Pereira (1941), mais conhecido como Ney Matogrosso (adoptou este nome artístico em 1971) é um popular cantor brasileiro



Ney Matogrosso em “Homem com H”




quinta-feira, junho 24, 2010

Max


Maximiano de Sousa, o nosso conhecido Max (1918 – 1980), foi um dos mais populares artistas portugueses. Este madeirense que sonhara ser barbeiro e que foi alfaiate, era um artista muito querido do público e um dos mais versáteis da sua geração.


Recordemos Max em “a coisa”



segunda-feira, junho 21, 2010

Hermínia Silva



Esta semana é tempo de recordarmos dois grandes artistas portugueses, muito queridos do público: Hermínia Silva e Max




Hermínia Silva (1907 – 1993) foi uma fadista extremamente popular. Cantava o fado com muita originalidade, fugindo aos cânones tradicionais. Hermínia trouxe o fado para as salas do teatro de revista onde foi vedeta e fez, também, grande sucesso no cinema.


Hermínia Silva é considerada um dos três maiores nomes da Canção Nacional, ao lado de Alfredo Marceneiro e de Amália Rodrigues.



Recordemos, então, um grande sucesso de Hermínia Silva (de 1981): "Vamos dar de beber à alegria” (uma paródia à casa da Mariquinhas, de Amália)







quinta-feira, junho 17, 2010

Queen


“The Queen” foi uma das mais populares bandas inglesas dos anos 70 e 80 do século passado, hoje considerada como uma das melhores bandas de rock de todos os tempos.


A banda tornou-se famosa entre o público, graças à mistura única entre as complexas e elaboradas apresentações ao vivo e o dinamismo e carisma da sua estrela maior, o vocalista Freddie Mercury.

Os “Queen” em “We are the champions”






segunda-feira, junho 14, 2010

Bee Gees



Esta semana vou-vos dar outro tipo de música. Vamos ouvir duas bandas inglesas de grande sucesso em todo o mundo: Os “Bee Gees” e os “Queen”.



Os “Bee Gees” são uma banda pop do Reino Unido, formada pelos três irmãos Gibb – Barry e os gémeos Robin e Maurice - e fizeram sucesso desde 1966. Passaram por diversos estilos e são considerados uma das maiores bandas de todos os tempos e o trio mais duradouro da história da música mundial. Mesmo após a morte de Maurice os Bee Gees continuaram a ter grande êxito e, no presente, ainda fazem alguns espectáculos.


Recordemos, então, os Bee Gees, em 1998, em “How Deep Is Your Love”







quarta-feira, junho 09, 2010

Johann Strauss II




Esta semana vamos ainda ouvir uma das mais célebres composições de Johann Strauss II - O “Danúbio Azul”.


Neste video, para além da música (inspiradíssima), teremos bailado. Uma aliança perfeita.


Herbert von Karajan volta a dirigir a Osquestra Filarmónica de Viena.



segunda-feira, junho 07, 2010

Johann Strauss II


Vamos recordar Johann Strauss, filho (aliás um dos filhos – e o mais conhecido - de Johann Strauss). O Strauss de que falamos hoje (1825 – 1899), conhecido como “O Rei da Valsa”, foi um famoso compositor austríaco da Era Romântica e escreveu mais de 500 valsas, polkas, marchas e quadrilhas e foi também o responsável pela popularidade da valsa em Viena durante o século XIX.


Do compositor de “O Danúbio Azul” vamos ouvir agora “Unter Donner und Blitz”, numa interpretação da Orquestra Filarmónica de Viena, conduzida pelo maestro Herbert Von Karajan.




terça-feira, junho 01, 2010

Johann Strauss



Johann Strauss - Johann Baptist Strauss (ou StrauB) – 1804/1849 – foi um compositor austríaco famoso e pai de outros compositores famosos, o maior deles Johann Strauss II , que será lembrado na próxima quinta-feira.


A peça mais famosa de Johann Strauss é, provavelmente, a Marcha Radetzky (inspirada em Joseph Radetzky von Radetz, um marechal de campo, nobre da Boémia e o mais importante líder militar austríaco da primeira metade do século XIX).

Escutemos, então, a Marcha Radetzky, de Johann Strauss, tocada pela Orquestra Filarmónica de Viena