sexta-feira, outubro 29, 2010

Arte


Uma outra peça – Arte - esta escrita por Yasmina Reza, apresentada em 1998, com três grandes actores de uma nova geração – António Feio, José Pedro Gomes e Miguel Guilherme.

Este vídeo permite-nos ver a primeira parte da representação

terça-feira, outubro 26, 2010

“A Rainha do Ferro Velho”



Esta semana vamos ao teatro. E vamos ter o gosto de recordar vários actores, de épocas diferentes, todos eles que foram (ou são) referência do nosso teatro.

Hoje vamos assistir a um trecho da peça “A Rainha do Ferro Velho”, uma comédia americana que retrata a história de um multimilionário brutamontes e de uma loira estúpida que acaba por se apaixonar por um professor que a ensina e lhe abre os olhos para o mundo.

Chamamos a atenção para a protagonista, Laura Alves (1927 – 1986), uma grande actriz de teatro, televisão e cinema que era muito acarinhada pelo público que aqui contracena com outro grande nome do teatro – Ruy de Carvalho.

Então, um pedaço da “Rainha do Ferro Velho”, no Teatro Monumental, com Laura Alves e Ruy de Carvalho.

quinta-feira, outubro 21, 2010

Abba


Abba foi um grupo sueco de música pop (1972 - 1982) que alcançou grande fama mundial e liderou as tabelas musicais na segunda metade da década de 70 e no início dos anos 80. Para além das músicas, o grupo ficou conhecido pelo visual moderno e divertido.

Os “Abba” em “Mamma Mia



segunda-feira, outubro 18, 2010

Heróis do Mar



Esta semana recordamos outras duas bandas que “fizeram furor” há uns anos mas que ainda hoje gozam de grande popularidade. Os portugueses “Heróis do Mar” e os suecos “Abba”.

Os Heróis do Mar foram uma banda pop-rock portuguesa (1981 – 1990)

Vamos lembrar o seu vídeoclip oficial. Heróis do Mar em “Amor”

quinta-feira, outubro 14, 2010

Scorpions


Os “Scorpions” são uma banda de rock originária de Hanover, na Alemanha, criada em 1965, cujo sucesso em todo o mundo tem atravessado gerações

Os “Scorpions” em “Dust In The Wind”



segunda-feira, outubro 11, 2010

U2



Esta semana trazemos duas bandas de rock, nascidas nos anos 60 e 70 do século passado e que continuam ainda em actividade e a ser das mais populares bandas de rock, adoradas por várias gerações que enchem os seus concertos em todo o mundo: os “U2” e os “Scorpions”.

Os “U2”, que estiveram recentemente em Portugal, são uma banda de rock formada em Dublin, na Irlanda, em 1976. O grupo no seu todo, mas em particular o seu líder, vocalista e guitarrista - Bono – têm-se destacado também como activistas de causas políticas e humanitárias, nomeadamente em campanhas de luta contra a fome nos países mais pobres. Conquistaram diversos prémios de que se destacam vinte e dois “Grammy Awards”

“U2”, interpretando “Stay”, num concerto ao vivo em Toronto, aquando do quadragésimo aniversário da Amnistia Internacional


sexta-feira, outubro 08, 2010

Carlos Gardel


Carlos Gardel (1890 – 1935) foi o mais famoso cantor de tango argentino. Para além de cantor foi também compositor e actor de cinema.

Quem nunca ouviu ou dançou um tango de Gardel?

Carlos Gardel em "Mi Buenos Aires Querido "

quarta-feira, outubro 06, 2010

Lucho Gatica


Prosseguindo a nossa deambulação pelos artistas da América do Sul, temos esta semana dois grandes nomes da canção sul-americana: o chileno Lucho Garcia e o argentino Carlos Gardel.

Comecemos por Lucho Gatica, aliás, Luís Enrique Gatica Silva (1928), o famoso cantor de boleros, um dos artistas chilenos que alcançou maior fama a nível internacional.

Hoje, já com 83 anos, continua a dar espectáculos.

Lucho Gatica em “El Reloj”