Ainda a comemorar o galardão recebido da UNESCO - Fado, Património da Humanidade - recordamos hoje Fernando Farinha (1928 - 1988) um grande fadista popular português que ficou conhecido como o "Miúdo da Bica".
O fado foi considerado pela UNESCO Património Imaterial da Humanidade. Para assinalar a distinção nada melhor do que recordar a voz da maior intérprete de fado de sempre - Amália Rodrigues.
Na sequência dos Rio Grande surgiu o projecto Cabeças no Ar, um grupo que fez sucesso e que era composto por cinco músicos bastante conhecidos do panorama musical português: Rui Veloso, Jorge Palma, Tim, João Gil e Kalú.
No concerto de despedida, os Cabeças no Ar interpretam "O Primeiro Beijo"
Rio Grande foi um grupo musical português iniciado em 1996, formado por Rui Veloso, Tim, João Gil, Jorge Palma, Vitorino e João Monge, que alcançou grande êxito. Gravou dois CD's: "Rio Grande" (1996) e "Dia de Concerto" (1998), sendo o primeiro 4 vezes disco de platina.
Norah Jones (1979), de seu nome de baptismo Geetali Norah Jones Shankar, é uma pianista, cantora e compositora norte-americana. A sua música é frequentemente comparada com a de Billie Holiday e Nina Simone.
Norah Jones licenciou-se em piano (jazz) e a sua carreira tem sido recheada de sucessos como o comprova a conquista de doze Grammys e a nomeação para outros seis.
Norah Jones ao vivo em 2007, em Amesterdão, interpretando "Don't Know Why"
Antonio Lucio Vivaldi (1678 - 1741) foi um compositor e músico italiano do estilo barroco. Tinha a alcunha do "Padre Ruivo" por ser um sacerdote de cabelos ruivos. Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. É conhecido mundialmente pela sua famosa obra "Quatro Estações".
Hoje, e por estarmos no Outono, vamos ouvir um excerto do "Outono" das "Quatro Estações" de Vivaldi.
Marisa de Azevedo Monte (1967) é uma cantora, compositora, instrumentista e produtora musical brasileira de música pop e samba. Marisa ganhou inúmeros prémios nacionais e internacionais, entre os quais três "Grammy Latinos" e é considerada como uma das maiores cantoras do Brasil.
Célia Benelli Campello, cujo nome artístico era Celly Campello (1942 - 2003) foi uma cantora e precursora do rock no Brasil. Iniciou a sua carreira em 1958.
José Maria Viana Dionísio (1922 - 2003). foi um actor popular português de teatro de revista, cinema e televisão. E foi, também, pintor. E foi, também um homem bom.
José Viana em "Lisboa", no espectáculo "Grande Noite", de 1992.
Josefa Flores González (1948), mais conhecida como Marisol ou Pepa Flores, é uma cantora e actriz espanhola. Ela é considerada como um dos ícones mais populares dos anos 60 em Espanha. Foi, tal como Joselito, uma das mais famosas vozes infantis do século XX.
José Jiménez Fernández, mais conhecido por Joselito (1943), é um actor e cantor espanhol que teve o seu apogeu enquanto criança, sendo uma das mais famosas vozes infantis do século XX.
Protagonizou alguns filmes musicais bastantes populares da década de 50. A sua voz era privilegiada e distinguia-se pela emissão de sons agudos prolongados.
É contemporâneo de Marisol, fenómeno idêntico do cinema espanhol, que recordaremos ainda esta semana.
Joselito em "Donde estará mi vida", extraída de um filme de 1957.
Percy Sledge (1940) é um cantor de soul norte-americano que se tornou conhecido mundialmente ao interpretar a clássica canção de amor "When a Man Loves a Woman".
Billy Joel, nascido William Joseph Martin Joel (1949) é um cantor, compositor e pianista norte-americano. Segundo as estatísticas é o sexto artista americano que mais discos vendeu no seu país.
Billy Joel em "Just the way you are", num espectáculo ao vivo em 1977.
Frédéric François Chopin ou Fryderyk Franciszek Chopin (1810 - 1849) foi um pianista e compositor polaco. Aliás, um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da História. A sua técnica refinada e a sua elaboração harmónica colocaram-no num patamar tão alto como outros génios da música como Mozart e Bethoven.
De Chopin, a valsa em D bemol maior, op. 64, nº 1, popularmente conhecida como a "Valsa Minuto" ou a "Valsa do Cão Pequeno". A interpretação é do pianista Tzvi Erez.
Franz Liszt (1811 - 1886) foi um compositor e pianista húngaro. Liszt é famoso pela genelialidade da sua obra, pelas suas revoluções ao estilo musical da época e por ter elevado o virtuosismo pianístico a níveis nunca antes imaginados. Ainda hoje é considerado um dos maiores pianistas de todos os tempos, em especial pela contribuição que deu ao desenvolvimento da técnica do instrumento.
Hoje vamos ouvir "La Campanella" de Franz Liszt, interpretada pela jovem pianista Alice Sara Ott.
Domenico Modugno (1928 - 1994) foi um dos mais importantes cantores italianos do século XX. Tornou-se popular nos Estados Unidos e um pouco por todo o mundo sobretudo na década de 1950, tendo ganho dois Emmy e três Grammy.
Domenico Modugno em "Nel blu dipinto di blu" que correu mundo conhecida como "Volare"
Gianni Morandi (1944) é um cantor italiano muito famoso que se estreou em 1962 e que tem sido, ao longo de quatro décadas, uma das figuras mais conhecidas do panorama artístico do seu país.
Françoise Hardy (1944) é uma cantora e compositora francesa que teve grande sucesso nos anos 60 e 70 do século passado.
Vamos recordá-la hoje na canção "Tous les garçons et les filles", de 1962, um enorme êxito (mais de 2 milhões de cópias vendidas), música à qual ficou sempre associada.
Os Aguaviva foi um grupo musical espanhol muito famoso dos anos 70 do século passado. Uma banda de referência. Interpretaram poemas de grandes poetas espanhóis como Garcia Lorca e Rafael Alberti, entre outros.
Vamos recordar, com muita saudade, os Aguaviva em "Poetas Andaluces"
A exemplo do que aconteceu nas aberturas dos anos transactos, também hoje vamos começar com fado. E vamos fazê-lo com uma grande senhora - Maria Teresa de Noronha.
Maria Teresa do Carmo de Noronha Guimarães Serôdio (1918 - 1993) proveniente de uma família com raízes aristocratas, foi uma fadista portuguesa que criou um estilo muito próprio de cantar e que fez escola.
O “Baú” começa hoje o terceiro ano de actividade. Como prometi quando começámos desfilaram por aqui, sem qualquer cronologia ou estratégia, saltitando entre estilos e épocas, os artistas mais diversos, as bandas e os cantores de referência de várias gerações, os grandes compositores clássicos, a poesia, o humor e a dança e até a publicidade e os desenhos animados.
No primeiro ano publicámos cerca de 5 horas de vídeo e no segundo subimos para 5 horas e 35 minutos. O que vai acontecer a seguir? Simplesmente vamos iniciar agora o 3º. Ano.
Não podíamos terminar este segundo ano do "Baú" da melhor forma. Hoje temos Simone de Macedo e Oliveira ou simplesmente Simone de Oliveira (1938), uma cantora e actriz de teatro e televisão portuguesa, uma figura incontornável do nosso panorama artístico.
Simone de Oliveira, num concerto realizado em 1991, no Teatro D. Maria II, em Lisboa, interpretando a lindíssima canção "No teu Poema".
Agora sim, desejo-vos Boas Férias. Voltaremos em 31 de Agosto, dia em que o "Baú" faz anos. Estaremos aqui para festejar a data. Até lá.
Fausto, nome artístico de Carlos Fausto Bordalo Gomes Dias (1948) é um compositor e cantor português, um dos mais emblemáticos artistas da música portuguesa.
Fausto em "Europa Querida Europa", canção integrada no espectáculo gravado no Teatro São Luiz, em Lisboa, em 1990, com o título "Grande, Grande é a Viagem"
"Gabriel, O Pensador", nome artístico de Gabriel Contino (1974), é um dos maiores nomes do rap brasileiro. Nas letras que compõe está bem viva a crítica social e moral, como normalmente acontece na música rap.
Gabriel O Pensador em "Racismo é Burrice". Ouçam com atenção.
Cauby Peixoto Barros, ou simplesmente Cauby Peixoto (1931) é um cantor brasileiro em actividade desde a década de 40 do século passado. É considerado uma das grandes vozes da era da rádio.
Estamos de novo com o grande artista brasileiro Ney Matogrosso. Já em 28 de Junho de 2010 o tínhamos aqui apresentado num dos seus maiores sucessos: "Homem com H", que vale a pena revisitar.
Hoje, recordamo-lo num espectáculo de 1999 em "O Tempo Não Pára".
Exibi este filme do Pluto (vezes sem conta) durante anos, em casa, para a minha filha. Primeiro numa máquina super 8 e, mais tarde, em cassete vídeo. Num tempo em que não havia televisão por cabo nem canais de desenhos animados.
"África Minha" (Out of Africa, no original) é um belo filme norte-americano de 1985, produzido e dirigido por Sydney Pollack e interpretado pelos actores Meryl Streep e Robert Redford.
West Side Story (Amor sem Barreiras, em português) é um extraordinário filme norte-americano, de 1961, dirigido por Robert Wise e com música de Leonard Bernstein.
Herman's Hermits foi uma banda britânica de rock formada em Manchester em 1963. Nos Estados Unidos chegaram a ter uma popularidade quase tão grande como os Beatles.
José Eugênio Soares - o nosso conhecido Jô Soares - (1938) é um famoso humorista brasileiro, Mas não só, ele é também apresentador de televisão, escritor, artista plástico, dramaturgo, actor, músico e director musical.
Ao longo de anos deliciámo-nos com o seu humor e com as suas entrevistas em televisão e todos nos lembramos de programas como o "Planeta dos Homens" e "Viva o Gordo".
Hoje recordamo-lo no seu programa da Globo, o "Programa do Jô", a dizer frases de Winston Churchill.
Maysa Figueira Monjaardim, mais conhecida como Maysa Matarazzo ou simplesmente Maysa (1936 - 1977) foi uma cantora, compositora e actriz brasileira e foi uma das mais populares artistas da música popular brasileira (MPB).
Neste vídeo Maysa canta "Ouça", de sua autoria, numa cena do filme "O Camelô da Rua Larga", de 1958.
Ivete Maria Dias Sangalo Cady - Ivete Sangalo - (1972) é uma cantora e compositora brasileira muito popular no seu país e também em Portugal onde deu vários espectáculos nas últimas semanas.
Hoje recordamos Ivete Sangalo em "Não vale mais chorar por ele".
Na última segunda-feira fiquei tão entusiasmado com a prestação da jovem pianista chinesa Yuja Wang que não resisiti e volto hoje com um outro vídeo em que Yuja toca "O Voo do Moscardo" de Rimsky Korsakov.
Recordo que em 2 de Outubro de 2009 apresentámos aqui uma outra versão desta peça.
E, já que na passada segunda-feira falámos em "Trios", não podemos esquecer o nosso "Trio Odemira", um dos mais conhecidos conjuntos musicais portugueses. O Trio surgiu em 1955 chamando-se então "Duo Odemira", formado pelos irmãos Júlio e Carlos Costa.
Numa época em que as formações musicais passavam muito por este tipo de conjuntos e um ritmo chamado bolero estava na moda, o Trio Los Panchos (do México) era uma referência de que ainda hoje nos recordamos
O Boogie é uma forma de movimento rítmico que tem origem nos blues. Caracteriza-se pela forma sincopada e simples. Dizem que músicos como o britânico Eric Clapton foram influenciados por este ritmo.
De todos os que vimos dançar o swing, o par formado pelos norte-americanos Fred Astaire e Ginger Rogers (actores, dançarinos e cantores), foi sem dúvida o que nos transmitiu uma grande sensação de beleza e de ritmo.
Ilídia Maria Pires de Amendoeira - Lara Li - (1958) é uma cantora portuguesa. Lara Li no programa "Deixem passar a música", em 1988 na RTP, em "Telepatia"
Voltamos às grandes músicas. Vamos ouvir um trecho de uma ópera de um dos maiores compositores italianos – Domenico Gaetano Maria Donizetti (1797 – 1848). “L'elisir d'amore” é uma ópera em dois actos, de Donizetti, que se estreou em Milão em 1832.
Nem só de música vivem as minhas recordações que vou desencantando no meu Baú. Também lá fui descobrir publicidade televisiva que fez História e que hoje muitos recordarão.
O Conjunto Académico João Paulo, oriundo da Madeira, apareceu nos primeiros anos da década de 60 e actuou com algum sucesso até ao final da década de 70.
O Conjunto Académico João Paulo, em 1965, em “Please, Please Me”
Os Sheiks foram um grupo musical português formado em 1963 por Paulo de Carvalho, Fernando Chaby, Carlos Mendes e Jorge Barreto. Apelidados dos Beatles portugueses, tocavam o rock típico da época e do qual foram os principais precursores em Portugal.
Esse vídeo vale ouro. Homenagem como esta, só os americanos sabem fazer com tanta maestria. É emocionante ver o “velho” Dave Brubeck, um ícone do jazz, talvez o mais marcante de todos, assistindo no balcão à nata do jazz actual em que se incluem os seus filhos, tocando seus maiores sucessos e sendo aplaudido por uma plateia de cachet bilionário, incluindo Obama e a primeira-dama. Um show de se lhe tirar o chapéu.
Compay Segundo, nascido Maximo Francisco Repilado Muñoz (1907 – 2003) foi um músico e compositor cubano muito conhecido e acarinhado não só no seu país como no estrangeiro.
Zenzile Miriam Makeba (1932 – 2008) - Miriam Makeba - foi uma cantora sul-africana e, também, uma grande activista pelos direitos humanos e contra o apartheid na África do Sul. Era carinhosamente conhecida como “Mama Africa”.
Esta semana vamos recordar duas grandes artistas norte-americanas, Judy Garland e Liza Minnelli, mãe e filha.
Primeiro, claro, a mãe, Judy Garland
Judy Garland (1922 – 1969), de seu nome Frances Ethel Gumm, foi uma artista e cantora americana considerada por muitos como uma das maiores estrelas de sempre. Muito versátil, interpretou papéis musicais e dramáticos.
Jurandyr Czaczkes (1938), mais conhecido como Juca Chaves, é um compositor, músico e humorista brasileiro. Tendo formação em música clássica, desde novo começou a tocar modinhas em tom muito suave e usando a ironia. De talentos multifacetados é conhecido como o “menestrel do Brasil”.
Ouçamos com atenção Juca Chaves numa actuação num programa de grande audiência da televisão brasileira
Rita Lee Jones Carvalho, mais conhecida como Rita Lee, (1947), é uma cantora e compositora brasileira e é conhecida como a “Rainha do Rock Brasileiro”.
The Eagles é uma das mais famosas bandas de country rock dos Estados Unidos. Formada em 1971 tem, ao longo de décadas, tido o maior sucesso em todo o mundo.
The Eagles em “Hotel California”, talvez o seu tema mais conhecido
The Beach Boys é uma banda de rock dos Estados Unidos, formada em 1961. Uma sonoridade única na época, fez dos Beach Boys um popularíssimo grupo dos anos 60 que teve um enorme sucesso em Portugal
Cliff Richard, Harry Rodger Webb de seu nome, (1940), é um dos cantores mais populares do Reino Unido. Juntamente com a sua banda The Shadows dominou o cenário musical britânico no final dos anos 50 e começo dos 60 (antes de aparecerem os Beatles) e, nessa época, era um dos conjuntos mais apreciados em Portugal.
José Cid, nome artístico de José Albano Salter Cid de Ferreira Tavares (1942) é um cantor e compositor português muito popular que tem obtido grande sucesso ao longo de várias gerações.
Ouçamos, pois, José Cid em “Adios, adieu, auf wiedersehen, goodbye”
Começamos este ano como acabámos 2010. Em Português. E com dois ícones da nossa música: Dulce Pontes e José Cid.
Dulce José Silva Pontes (1969) é uma das cantoras portuguesas mais populares e reconhecidas nacional e internacionalmente. Com uma voz versátil e portentosa identifica-se como uma artista da chamada “world music”. Canta fado, folclore e música clássica.
Hoje vamos ouvi-la numa das suas mais conseguidas interpretações: “Lusitana Paixão”