quinta-feira, setembro 29, 2011

Chopin




Frédéric François Chopin ou Fryderyk Franciszek Chopin (1810 - 1849) foi um pianista e compositor polaco. Aliás, um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da História. A sua técnica refinada e a sua elaboração harmónica colocaram-no num patamar tão alto como outros génios da música como Mozart e Bethoven.

De Chopin, a valsa em D bemol maior, op. 64, nº 1, popularmente conhecida como a "Valsa Minuto" ou a "Valsa do Cão Pequeno". A interpretação é do pianista Tzvi Erez.

segunda-feira, setembro 26, 2011

Liszt




Franz Liszt (1811 - 1886) foi um compositor e pianista húngaro. Liszt é famoso pela genelialidade da sua obra, pelas suas revoluções ao estilo musical da época e por ter elevado o virtuosismo pianístico a níveis nunca antes imaginados. Ainda hoje é considerado um dos maiores pianistas de todos os tempos, em especial pela contribuição que deu ao desenvolvimento da técnica do instrumento.

Hoje vamos ouvir "La Campanella" de Franz Liszt, interpretada pela jovem pianista Alice Sara Ott.

quinta-feira, setembro 22, 2011

Domenico Modugno




Domenico Modugno (1928 - 1994) foi um dos mais importantes cantores italianos do século XX. Tornou-se popular nos Estados Unidos e um pouco por todo o mundo sobretudo na década de 1950, tendo ganho dois Emmy e três Grammy.

Domenico Modugno em "Nel blu dipinto di blu" que correu mundo conhecida como "Volare"

segunda-feira, setembro 19, 2011

Gianni Morandi




Gianni Morandi (1944) é um cantor italiano muito famoso que se estreou em 1962 e que tem sido, ao longo de quatro décadas, uma das figuras mais conhecidas do panorama artístico do seu país.

Guanni Morandi em "Se Non Avessi Piu Te"

quinta-feira, setembro 15, 2011

Sylvie Vartan




Sylvie Vartan (1944) é uma cantora francesa dos anos 60 do século passado. Foi considerada como uma das maiores representantes do estilo yé-yé.

Sylvie Vartan em "La Plus Belle Pour Aller Danser"

segunda-feira, setembro 12, 2011

Françoise Hardy




Françoise Hardy (1944) é uma cantora e compositora francesa que teve grande sucesso nos anos 60 e 70 do século passado.

Vamos recordá-la hoje na canção "Tous les garçons et les filles", de 1962, um enorme êxito (mais de 2 milhões de cópias vendidas), música à qual ficou sempre associada.

quinta-feira, setembro 08, 2011

Aguaviva



Os Aguaviva foi um grupo musical espanhol muito famoso dos anos 70 do século passado. Uma banda de referência. Interpretaram poemas de grandes poetas espanhóis como Garcia Lorca e Rafael Alberti, entre outros.

Vamos recordar, com muita saudade, os Aguaviva em "Poetas Andaluces"

segunda-feira, setembro 05, 2011

Gipsy Kings



Os Gipsy Kings são uma banda composta por ciganos de origem francesa que surgiu em 1982.

Os Gipsy Kings em "Bamboleo".


sexta-feira, setembro 02, 2011

Maria Teresa de Noronha



A exemplo do que aconteceu nas aberturas dos anos transactos, também hoje vamos começar com fado. E vamos fazê-lo com uma grande senhora - Maria Teresa de Noronha.

Maria Teresa do Carmo de Noronha Guimarães Serôdio (1918 - 1993) proveniente de uma família com raízes aristocratas, foi uma fadista portuguesa que criou um estilo muito próprio de cantar e que fez escola.

Maria Teresa de Noronha canta "Minhas Saudades"